Embora os Estados Unidos sejam conhecidos em todo o mundo por ser uma nação religiosa, poucos americanos dizem que a fé é uma prioridade em sua vida. Quase 90% dos norte-americanos, de acordo com o CIA World Factbook, se identificam com uma religião. Mas apenas 12% dos adultos americanos dizem que a fé é uma prioridade em sua vida, segundo um novo estudo divulgado esta segunda-feira (26) pelo Grupo Barna.
Cerca de três quartos da população se diz cristã. “A diferença é enorme entre a filiação auto-descrita com cristão e a atribuição da fé como prioridade em sua vida. Quando se trata de por que a religião americana parece superficial, esta distância entre o que as pessoas chamam a si mesmas e o que priorizar é talvez o mais revelador”, comentou David Kinnaman, presidente do Grupo Barna.
Em relação à fé cristã, os evangélicos são os mais propensos a dizer que a fé é a maior prioridade na vida (39%), enquanto os católicos são as menos prováveis (4%), de acordo com o estudo do Barna. A percentagem de católicos que dizem que a fé é a prioridade em sua vida é apenas ligeiramente superior que a dos adultos “sem igreja” (2%).
Aproximadamente um a cada cinco protestantes (18%) e fiéis (18%) – cuja frequência de comparecimento à igreja não foi definido – dizem que a fé é a maior prioridade em sua vida.
A mais alta prioridade para os americanos é a família. Quarenta e cinco por cento dos americanos dizem que sua família é o aspecto mais importante em sua vida. A segunda prioridade é a saúde / lazer / estilo de vida equilibrado (20%), seguido pela riqueza / profissão / ganhar dinheiro / sucesso / finanças (17%), e da fé (12%).
Ele também observou que a fé é “a mais volátil” das prioridades no estudo Barna. A fé é a única prioridade que caiu a partir de 2006, sugerindo a incerteza sobre a interação entre fé e finanças. “As pessoas não estão se voltando para outros – como membros da família ou a Deus – em face dos ensaios econômicos. Em vez disso, estão se concentrando cada vez mais sobre si mesmos, tentando resolver seus problemas por ser mais ‘equilibrado’ ou simplesmente trabalhar duro”, disse Kinnaman.
O grupo Barna, uma empresa de pesquisa e investigação que incide sobre as tendências culturais e religião, planeja divulgar um relatório mais aprofundado sobre o impacto da economia sobre a crença religiosa e de comportamento.
Fonte: Christian Post