O pastor Daniel Bomfim utilizou a internet para protestar contra a campanha da Associação de Ateus e Agnósticos em Salvador, Bahia. Segundo o líder, são “graves e injustas ofensas contra os cristãos”.
A campanha é internacional, foi lançada em Londres em 2009, passou por EUA e Espanha, e, entre outras ações, fixa cartazes em meios de transporte público com imagens como a de Charles Chaplin e Adolf Hitler, e frases como “Religião não define caráter”. Em outro cartaz, a frase é: “A fé não dá respostas. Ela só impede perguntas”. No Brasil, além da capital baiana (com cinco ônibus com cartazes) também será exibida em Porto Alegre (em dez ônibus), por um mês, a partir de segunda-feira, 13.
Em São Paulo, a organização responsável por distribuição de publicidade no metrô se recusou a fazer o trabalho. A empresa de publicidade que fez os anúncios foi a Agência Elefantte, com sede na cidade de Montes Claros, Minas Gerais. Na Itália e Austrália, a iniciativa não foi permitida. Leia a seguir a íntegra da Nota de Repúdio.
“Venho em público manifestar o meu veemente repúdio contra as graves e injustas ofensas contra os cristãos católicos, protestantes e todos aqueles que creem em Deus na cidade do Salvador, com a veiculação dos anúncios da ATEA (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) nos ônibus da cidade.
“Ações como esta ferem de forma grave as relações de cordialidade e respeito às diferenças de culto e de crença que se estabeleceram numa cidade tão marcada pelo sincretismo religioso.
“É lamentável que os meios de comunicação abram seus espaços para campanhas como esta que coloca em cheque os princípios basilares do Estado Democrático de Direito.
“Paz sobre Salvador
“Pr. Daniel Bomfim.”
Segundo a entidade que tomou a iniciativa da campanha, o objetivo não é de “provocar uma descrença em massa, mas sim de lutar pela igualdade de opinião e pela aceitação na sociedade daqueles que não creem em uma entidade superior”.
Fonte: Agência Soma / Gospel Prime
Mas um modismo importado.O problema vai ser quando a pedofilía ser legalizada na Europa ou EUA.Os pró só estão aguardando este dia “grandioso”.Segundo algumas revistas britânicas e norte-americanas(como sempre!) de modas e estilos,os ateus são as pessoas mais feias e relaxadas em qualquer ambiente.E não é que tenho confirmado isto em minhas observações?Peço que daqui prá frente,os irmãos observarem isto também e divulgarem por este mundo afora.Afinal beleza se põe na mesa e graças a DEUS,evangélicos(principalmente irmãos venezuelanos,colombianos,brasileiros)dificilmente tem membros “mal-acabados”.Quanto aos ateus….Xôoo!só JESUS na causa mermão!Que me perdoem os feios,mas beleza é fundamental!
Vamos por partes: Religião define caráter. Hitler foi ateu e perseguiu a Igreja Católica. Chaplin não se manifestava sobre religião e duvido que concordaria com o uso da imagem dele. Eu tenho por hábito raciocinar antes de agir e há muito tempo decidi não ser influenciado por publicidade em ônibus, tiraram a minha oportunidade de olhar o trânsito atrás.
Celso Aguillera, um comentário tão … não requer nem mesmo resposta e demostra o caráter deturpado de alguns crentes.
Luciano, Chaplin era declaradamente ateu. Se você não gosta ou não sabe ler, recomendo que você assista os filmes dele. ele, em algumas tiradas geniais deixa implícita sua descrença em divindades. Quanto a Hitler, leia (ou peça para lerem para você) o livro” Minha Luta”. Você verá que está errado. Hitler era catolico e declarava ser vontade de deus o massacre que mandou realizar.