A empresa Twitter está voltando os olhos para os líderes religiosos, encorajando-os a usar sua plataforma de mídia social, 140 caracteres de cada vez. A religião até agora não recebeu o mesmo tipo de atenção da empresa como outras categorias, explica Claire Diaz Ortiz, líder de inovação social do Twitter. Porém, sua crescente popularidade está mudando isso.
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“O tipo de conteúdo que os usuários religiosos estão criando é realmente incrível”, disse Diaz numa entrevista à revista Christianity Today . ”Eles têm uma taxa de participação muito elevada.”
Depois de dar o selo de “conta verificada” para artistas e músicos famosos, microblog vai fazer o mesmo com pastores e líderes religiosos conhecidos. O objetivo da empresa é garantir que as contas em nome de líderes cristãos não estão sendo exploradas por impostores.
Por exemplo, Mark Driscoll (com mais de 172 mil seguidores) e Rob Bell (com cerca de 80.000) não possuem o selo de “conta verificada” ainda. Isso sem falar nas dezenas de contas falsas que usam os nomes deles.
Tentativas do Twitter para aproximar-se de líderes religiosos ocorrem depois de grandes ministérios terem enfrentado dificuldades com outras empresas de tecnologia. No início deste ano, o Google cortou as igrejas de seu programa para apoiar instituições sem fins lucrativos, e a Apple impediu a divulgação de um aplicativo para iPhone/iPad da Exodus International, que contraria os interesses de grupos ativistas homossexuais.
Parte do esforço do Twitter para popularizar-se entre os cristãos foi medido durante a Catalist, uma conferência que reuniu mais de 13 mil pastores em Atlanta. Diaz Ortiz esteve no evento reunindo-se com palestrantes e participantes. O tema do Catalyst deste ano é “be present” [estar presente], e muitos dos pastores falaram sobre como eles interagem com o Twitter, Facebook, mensagens de texto, e-mails e outras ferramentas de comunicação.
A conferência promoveu a hashtag #cat11 para ser usada pelos tuiteiros. Durante os intervalos da Catalyst, as telas gigantes no auditório encorajava os participantes a “estar presente” ao longo de todo ano através das mídias sociais.
Pude ver que os cristãos oferecem um alto nível de engajamento nas mídias sociais, afirma Ortiz, ressaltando que a empresa percebe a quantidade de conteúdo religioso nas mensagens do microblog.
“Estamos tentando descobrir os detalhes, mas queremos dar aos líderes e organizações religiosas a atenção que eles merecem, pois estão criando um conteúdo valioso que as pessoas realmente gostam”, disse Diaz. Ela acredita que os líderes cristãos são tão bons usando ferramentas como o Twitter quanto são bons de marketing.
“A mensagem deles é sobre relacionamentos e as mídias sociais na essência são formas de relacionamento. Muitas empresas não entendem isso. As organizações religiosas sempre dependeram do marketing relacional e levam isso para a mídia social também.”
O Twitter conta com mais de 100 milhões de usuários ativos em todo o mundo, metade dos quais postam diariamente.
Diaz Ortiz entende que os usuários religiosos o usam de uma maneira um pouco diferente. “Quando você fala de organizações religiosas, está falando de uma determinada crença e envia uma mensagem diferenciada, do coração”
O Twitter disse em comunicado que “mais de 40% dos líderes religiosos mundiais já estão no Twitter, incluindo o Dalai Lama e o Papa, que enviou seu primeiro tweet em junho”.
Alguns líderes cristãos são bem ativos no Twitter, como Rick Warren, John Piper, Joyce Meyer e Joel Osteen. Não é raro ver hashtags com assuntos cristãos se tornarem populares, como a campanha que foi feita recentemente pela libertação do pastor Youcef Nadarkhani, condenado a morte no Irã.
Fonte: Gospel Prime