Foi ao ar no Domingo Espetacular deste domingo (13), uma extensa reportagem que, segundo o programa, demorou duas semanas para ser preparada. O tema não é novo, a polêmica do “cair no Espírito” que é discutida entre evangélicos pentecostais e tradicionais há, pelo menos, 20 anos. Desta vez, contudo, a discussão era sobre o movimento ser tratado como “seita”, cujo fundador seria um pastor chamado Jacob Goldberg.
A chamada da TV Record dizia “O culto, que atrai cada vez mais seguidores no Brasil e no mundo, chama a atenção por expor seus seguidores a rituais perigosos e intrigantes. Comandados por um líder religioso, os fiéis ficam imóveis, caem e se debatem, em transe, no chão; muitas vezes, todos ao mesmo tempo. O Domingo Espetacular investigou o fenômeno e entrevistou ex-fiéis, psicólogos e neurologistas. Em uma conversa exclusiva com a repórter Heloísa Vilela, um dos fundadores do movimento, arrependido, revela que as práticas vão contra às Escrituras Sagradas e pede que os brasileiros e os pastores não adotem essa doutrina, pois, segundo ele, não se trata de uma manifestação sagrada”.
Ao longo dos 40 minutos do programa, dezenas de imagens de igrejas pentecostais do Brasil e do exterior foram mostradas. Pessoas caindo e pastores orando e gritando davam um tom sensacionalista à narrativa.
Um dos trechos mais controversos foi à entrevista com o pastor Jacob Goldberg, que se diz arrependido de ter “começado” esse movimento e hoje o critica. A igreja Vineyard de Toronto, Canadá, e o pastor Randy Clark realmente são tidos por muitos como a popularizadora do “cair no espírito” durante um avivamento que resultou na criação do termo “benção de Toronto”, divulgada por muitos pastores. A ênfase era nas risadas e nos sons de animais feitos pelas pessoas presentes ao culto e que se diziam cheias do Espírito Santo.
O tema já foi amplamente discutido por teólogos e pastores em dezenas de livros e artigos ao longo das últimas duas décadas.
Os evangélicos, sobretudo os de tradição pentecostal não gostaram da abordagem. No Twitter, a hashtag #vergonharecord rapidamente se tornou uma das mais comentas e alcançou o primeiro lugar do Trending Topics (assuntos mais comentados do momento).
Muitos faziam chacota, acusando os crentes de serem burros e facilmente manipuláveis. Outros tentavam defender a prática usando experiências próprias e citando versículos bíblicos.
O pastor Silas Malafaia, que acompanha de perto o Twitter, escreveu “Amanhã estarei fazendo comentários sobre a palhaçada de Edir Macedo na Record contra os pentecostais”.
Isso sinaliza que a polêmica deve perdurar nos próximos dias.
Fonte: GospelPrime
Indignação porque? Tem mais é que mostrar a verdade. “E outra vez vereis a diferença entre o que serve a Deus e o que não serve.”
Olha gente, sejamos sinceros. Faz tempo que o mundo nos observa. E muitas de nossas incoerências são bem claras pra tentar tapar com a peneira! Seja Edir Macedo verdadeiro ou não, nesses últimos tempos quanto mais hipocrisia sair de debaixo do tapete, melhor!Eu assisti a reportagem e já tinha lido a respeito disso antes. Achei bastante esclarecedor. É bom que as pessoas saibam que determinados movimentos não tem nada a ver com a Palavra de Deus.
Afinal de contas, hoje há igrejas aos montes por aí. cada qual querendo mostrar seu ponto de vista. Tudo o que a reportagem mostrou é a mais pura verdade! Aquele movimento não é do Espírito Santo. Aquilo é a mais pura baboseira produzida no inferno pra tentar atrapalhar a Obra Sacrossanta do Senhor na terra!
Gostei da reportagem, principalmente quando um dos precursores da “igreja do aeroporto dee Toronto” deu seu pós-testemunho dizendo que percebeu que tudo aquilo se tratava de uma obra satânica.
O que, pergunto, há de mal em falar a verdade? Não foi pra isso que Cristo nos chamou? Pra desfazer as obras do diabo, juntamente com ele?
Deus queira que apareçam umas 100 reportagens como aquela, colocando pra fora todo o lixo que está embaixo do tapetes, a começar por cada uma de nossas casas-denominações. Com o tempo, parece que a gente vai achando que nós somos perfeitos. Errado! Perfeito é o Senhor. O que o mundo carece ver em nós é um testemunho limpo e sem manchas (de verdade!). É melhor que nós façamos a limpeza, ao invés do próprio mundo…!
Esse portal do Diante do Trono distorceu a matéria exibida pela Record a seu bel prazer. Em momento algum a reportagem condenou a ação pura do Espírito Santo. Tudo o que ela fez foi distinguir o que é, do que não é. Um dos fundadores do movimento de “cair no espírito” (onde pessoas ficam dando gargalhadas sem sentido e outras chegam até a imitar animais!), hoje ex-adepto também deu uma entrevista. Ele mesmo falou que Deus mostrou para ele que aquilo era obra de demônios! A reportagem foi clara como a água…
O problema é esse. Muitos grupos denominacionais distorcem tudo o que vem da Rede Record. Acho que a emissora do Edir Macedo tem muitos erros, mas nós tb temos telhado de vidro. Devemos deixar o julgamento por parte de Deus. Estamos longe do padrão de igreja perfeita que Paulo pregava. Precisamos, todos nós, melhorar e muito.
Onde já se viu imitar cachorro ser obra divina gente??? Isso é coisa do demônio! Só quando foi mergulhar na Palavra, aquele homem entendeu a verdade!
Aqui, não se trata de defender Edir Macedo ou não! Trata-se de defender a Palavra de Deus! vamos acordar!